Diziam por aí (as más línguas) que os 20 das fogaças teriam os dias contados. Diziam até que a procissão deste ano corria sérios riscos de não sair à rua. Outras, (outras más línguas) opinavam que talvez saísse, sim mas, sem o colorido dos vestidos das meninas com a famosa fogaça à cabeça. Agora, perguntam vocês: De onde saíram esses rumores? E tais rumores fundamentavam-se em quê? Ora, em verdade vos digo: Não sei, não quero saber e… também não me interessa. A verdade é que quem tem cu tem medo e os feirenses temiam a implacável actuação da ASAE. Temia-se que esses rambos, perdão, que esses agentes aparecessem em força e que autuassem todas a crianças que transportassem as fogaças à cabeça (compreende-se que é pouco higiénico) e, ainda por cima, apreendessem as fogacinhas que tanto custaram a comprar. Felizmente que a temível fiscalização não apareceu… quer dizer, pelo menos não actuou porque, quanto à sua presença, não creio que não estivessem à espreita, não creio em facilidades… creio, isso sim, é que os feirenses foram super inteligentes!... Então não é?! Quando toda a gente estava à espera que a procissão saísse da igreja matriz, não é que o cortejo sai do castelo, como no inicio do século XVIII? É… e se os fiscais lá estiveram devem ter ficado, desorientados, aliás como muita gente que não estava ao corrente desta mudança.
Apesar desses pequenos percalços, consta que tudo correu lindamente e, graças à “espionagem” que forçou a cedência desta foto tão elucidativa, não é difícil acreditar que tudo terminou a contento, ainda bem.
Ah, antes de terminar, é justo realçar com que elegância desfilaram os papa fogaças, perdão, os porta fog(r)aças representados acima. Parabens também ao artista.
_________________________________
sorielo
1 Comments:
At terça-feira, janeiro 22, 2008 10:17:00 da tarde,
Anónimo said…
Pois, a brincar a brincar tu estás é dando ideias à asae.
Ao ritmo que essa fiscalização actua e acaba com tantas tradiçoes, mais ano menos ano eles são bem capazes de vir por aí abaixo e implicar também, como dizes no texto,(não é lá muito hijiénico) com a tradiçao de desfilar com a fogaça à cabeça das crianças.
Espero é que eles, a (asae),não reparem nesta brincadeira. Eh eh eh havia de ser bonito, aqueles matulões chegarem ali e ensacar todas aquelas fogaças e lava-las à borliú.
bjss
Nocas de Paços
Enviar um comentário
<< Home