"Um dos Esteios da Língua Portuguesa"
___________________
Quando se lê Fernando Pessoa, a gente se lembra do que muitas vezes a gente se esquece!... Como, por exemplo: Que nós próprios temos a solução para a maior parte das coisas que nos afligem. Grandes problemas que às vezes se nos afiguram de dificil resolução tem, ali, na sua leitura, soluções que, ao fim e ao cabo, nem são tão difíceis de resolver como nós pensávamos!... Só precisamos é de ser mais pacientes e, de quando em vez, folhear as folhas de um livro deste escritor e deixar-nos levar na leitura de um ou outro texto que, ele, Fernando Pessoa, nos deixou! Se o fizéssemos mais a miúdo, se dedicássemos um pouco mais do nosso tempo à leitura de escritores desta qualidade, provavelmente, evitariamos montes de dissabores, de contrariedades e, por conseguinte, seríamos, estou convencido disso, muito mais saudaveis e, obviamente, mais felizes!... Por isso, leiam!... Ah... já podem começar pelo texto que aqui vos deixo a seguir:
_____________________________________
A felicidade exige valentia.
_________________________________________
"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes mas, não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo e posso evitar que ela vá à falência.
8Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
8 Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um au tor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
8 Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta."
_____________________________________
8Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo..."
_____________________________________
"Fernando Pessoa" - 70º aniversário da sua morte
_____________________________________
Já agora leiam, também, este comentário que a "Pastora" teve a gentileza de enviar e que nos mostra uma visão diferente, é certo, mas não menos interessante! ...
_______________________________
"Esta crónica do Fernando Pessoa nos traz ensinamentos que faz com que tenhamos mais amor por nós mesmos. Vermos as coisas boas da vida, seguir em frente e escrever nosso próprio livro, ter confiança suficinte para levantar a cada manhã e apesar de todos os problemas terminarmos o dia e dizer: "eu consegui". Mas em contrapartida quando ele faz referência que nossa vida deve ser vista como uma empresa, parei pra reflectir, pois quando olhamos por esse ângulo passamos a ser mais racionais, mais frios nas decisões. Apesar dele estar falando no sentido figurativo, nossas vidas são muito mais que isso, pois se assim não fosse acabaríamos passando por cima de tudo e todos para que nossa empresa tivesse lucros. E a vida é vivida em conjunto com outros, com respeito, paciência e principalmente amor... e assim sendo, nem sempre ganhamos, nem sempre temos lucros, mas com certeza deixaremos de ferir, magoar, entristecer outras "empresas". Será realmente que conseguiríamos ser felizes assim? Acho que deixaríamos de seguir o que Jesus disse sobre o amor: "Ame o próximo como a si mesmo" Precisamos reflectir como estamos administrando nossa vida, como um dom de Deus ou como uma empresa!?..."
_______________________________________
( Os meus agradecimentos, Pastora)
_______________________________________
sorielo
3 Comments:
At sexta-feira, novembro 24, 2006 8:23:00 da tarde,
Anónimo said…
Esta crônica do Fernando Pessoa nos traz ensinamentos que faz com que tenhamos mais amor por nós mesmos. Vermos as coisas boas da vida, seguir em frente e escrever nosso próprio livro,ter confiança suficinte para levantar a cada manhã e apesar de todos os problemas terminarmos o dia e dizer: "eu consegui". Mas em contrapartida quando ele faz referência que nossa vida deve ser vista como uma empresa, parei pra refletir, pois quando olhamos por esse ângulo passamos a ser mais racionais, mais frios nas decisões. Apesar dele estar falando no sentido figurativo, nossas vidas são muito mais que isso, pois se se assim fosse acabaríamos passando por cima de tudo e todos para que nossa empresa tivesse lucros. E a vida é vivida em conjunto com outros, com respeito, paciência e principalmente amor... e assim sendo, nem sempre ganhamos, nem sempre temos lucros, mas com certeza deixaremos de ferir, magoar, entristecer outras "empresas".Será realmente que conseguiríamos ser felizes assim? Acho que deixaríamos de seguir o que Jesus disse sobre o amor:"Ame o próximo como a si mesmo" Precisamos refletir como estamos administrando nossa vida, como um dom de Deus ou como uma empresa!
pastora
At quarta-feira, novembro 29, 2006 7:38:00 da tarde,
Anónimo said…
Oláaa Rick,
Sim, realmente Fernando Pessoa é considerado um dos melhores escritores da língua Portuguesa, sem deixarmos de citar: Eça de Queiróz, Antero de Quental, Almeida Garrett, Camilo Castelo Branco,Luis Vaz de Camões e dentre outros. Lembro-me muito bem a minha época de estudante, quando o meu saudoso Professor de Literatura, nos dava como " dever de casa" em época de férias, uma lista de livros literários, incluindo escritores portugueses, para que nós, os alunos, pudéssemos ler e ainda tinhamos que fazer um resumo, por escrito, dos mesmos. Se tenho o gosto pela leitura, agradeço a este Professor.Pena que hoje em dia são raros os colégios que adotam essa prática, que eu digo ser muito prazerosa, além de adquirirmos o hábito pela leitura, o que é muito importante para nossa vida.
Abraços da Juju.
At quinta-feira, novembro 30, 2006 4:43:00 da tarde,
Anónimo said…
Fogo, vou escrever aqui, pois por e-mail vc não me responde, mas assim que vc ler vc apaga, por favor.Eu quero entender o que está acontecendo, eu não consigo.vc me diz que está com saudade, mas ao mesmo tempo não responde meus e-mails. Eu quero que vc seja claro comigo, este teu silêncio está me fazendo muito mal, amanhã é minha última prova e entro em férias e tem sido difícil pra mim esses dias, pois fico sem saber o que pensar. Se vc arrumou outra pessoa pra sua vida, vou sofrer, mas não vou te condenar por isso, pois sei que somos seres humanos e estamos sujeitos a isso. Se vc me disser que não vê possibilidades em nosso relacionamento pela distância e pelo tempo, também vou saber te compreender, pois sei o quanto tem sido dificil pra mim.Se vc disser que não me ama a mais, vou te entender tb, todos corremos este risco. O que estou te pedindo é que me fale alguma coisa, me tire dessa expectativa de não saber o que se passa na sua cabeça e na sua vida. Sei e entendo que quando vc não está bem gosta de ficar no seu canto e respeito seu tempo, só que vc não está pensando em mim...me diz que quer ficar um tempo na sua e vou compreender, mas diz...
Eu amo vc e sei que vai ser muito complicado, mas tenho esperança.Tenho expectativas e paciência pra esperar...pode acontecer muitas coisas em nossas vidas nesse tempo de espera, mas vejo que é um risco que corro e que vc tb corre. Pode aparecer alguém em sua vida e tb na minha, mas é a vida. Seu recado de hoje me deu a entender que vc está desistindo de mim, se isso for mesmo real, só peço que me fale. Se não tiver coragem de me dizer por msn, me mande um email. Vc não tem idéia de como vc está me deixando tendo esta atitude.Só te peço que seja íntegro e honesto comigo como sempre fui com vc e diga a verdade.Tem um ditado que diz que a pior verdade dói menos que uma pequena mentira.Estou esperando vc me responder, mas coloque isso como prioridade, pq vc está tratando com outra vida.
E quero te deixar claro que independente do que vc responder, jamais sentirei raiva de vc e sempre terei muito carinho.bjo
Enviar um comentário
<< Home