Prefiro acreditar que em Lisboa… quer pela Assembleia da Republica quer pela Câmara Municipal… impera um mau gosto ingénuo, grosseiro e desprestigiante para Portugal e, por consequência, para os portugueses… principalmente para todos aqueles que se prezam da nossa historia, que procuram melhor presente e, ainda, que lutam para que o futuro traga mais e melhor qualidade de vida aos seus próximos descendentes.
Não é que a crendice seja meu apanágio, quer dizer, o meu forte… não, não é… mas prefiro pensar… porque tudo indica nesse sentido… que se trata de mau gosto de políticos pouco atentos… ou desinteressados… nestas coisas, do que imaginar, sequer, que possa estar perante qualquer provocação ao nosso ego ou… o que seria muito mais grave…à nossa nacionalidade.
Reparem na foto aqui publicada!...Olharam bem? Pois, é chocante não é? Agora imaginem a cara com que eu fiquei quando, aqui há tempos, fui mostrar a baixa lisboeta a umas pessoas que visitavam o nosso pais pela primeira vez e, ao descer-mos a rua Augusta uma dessas pessoas me interroga:
“Mais nós estar em Lisboa ou nós estar em Espanha?” Eu sorri, mas devo ter mostrado um sorriso confiante, de quem sabe onde está mas, mesmo assim, antes de responder, vejo o dedo indicador do interlocutor apontar o Terreiro do Passo e a fazer uma nova pergunta:
“Aquela bandeira não é a bandeira espanhola?” De facto, quem desce a rua Augusta dá de caras com a bandeira espanhola… nem mais nem menos, como documentei na foto… É um disparate de todo o tamanho!... É por estas e por outras que o resto do mundo ainda confunde Portugal como uma província espanhola…não admira e, com amostras destas, compreende-se melhor porquê!...
A rua Augusta, o Arco e o Terreiro do Passo, são dos motivos mais fotografados da nossa capital… agora, imaginem, quando lá nos seus países de origem mostrarem as fotos das suas passagens por Lisboa, com a bandeira espanhola em lugar de destaque, o que é que os estrangeiros são levados a pensar?
________________________________
Pensam... quer dizer... são levados a pensar o que nós também pensaríamos se estivéssemos no lugar deles, obviamente! No fundo, somos nós com exemplos destes, que alimentamos a ignorância que têm da nossa identidade!...
Não é bom... Não gosto e... dava um bilhete, só de ida, para qualquer sítio, ao político que superintende estas coisas. Disse!
________________________________
“Quem sabe daquilo que gosta,
Adora aquilo que é seu…
Simpatizo com muitos países
Mas, gostar mesmo, é do meu.”
________________________________
sorielo
1 Comments:
At terça-feira, agosto 22, 2006 4:34:00 da tarde,
Anónimo said…
Olá Rorielo,
Aleluia!!! Até que enfim tu apareceu, hem?
Olha, cada vez mais eu me encanto quando vejo você defender a sua terra, o seu país, com tanto orgulho e tanta garra. Parabéns, viu?
Infelizmente, hoje as pessoas estão
perdendo a noção do que é cidadania, amor à sua Pátria, amor ao próximo, enfim...estão banindo do seu vocabulário todas essas palavras, esses sentimentos, que são tão importantes para um povo e uma nação.
Veja esta linda frase do poeta brasileiro Olavo Bilac: " AMA COM FÉ E ORGULHO A TERRA EM QUE NASCESTE!" CRIANÇA, NÃO VERÁS NENHUM PAÍS COMO ESTE!
Ah... se todos tivessem esse mesmo pensamento do poeta e o seu também, não haveria guerras, nem miséria e nem corrupção, não é mesmo?
Um beijo no seu coração, da amiga Juju.
Enviar um comentário
<< Home