Conversas de Bem & Mal Dizer

Vamos conversar sobre aquilo que acharmos pertinente!... Podemos falar Sério ou Ironicamente. Podemos Dar ou Pedir conselhos. Podemos Divulgar ou Informar. Podemos até Rir perdidamente - gosto mais desta vertente, rss. Enfim... podemos falar - dizer - Bem ou Mal de tudo aquilo que em nossa opinião nos mereça tal tratamento… respeitando, obviamente, outras opiniões. Espero que se divirtam tanto como eu e não se esqueçam de... de serem felizes.

12 de agosto de 2006

J O S É C I D
________
PRESUNÇÃO A MAIS
E... S. BRAZ A MENOS

De quando em vez ou... de vez enquando… como quiserem… com o intuito de facturar mais uns cobres... porque a vida está cara, etc. etc.... aparece alguém que descobre a pólvora… quer dizer… há quem seja capaz de redescobrir a pólvora… material explosivo que já foi descoberto há uma catréfada de anos… muito antes do tempo da Maria Cachucha… mas, ao mesmo tempo, se revele incapaz de descobrir os rebuçados do Dr. Bayar ou, até, aqueles verdinhos S. Braz… que são bem mais populares e que se encontram facilmente à venda, ali mesmo, ao virar da esquina... e mais: ainda se vendem avulso e sem a exigência de receituário medico!... Pois é…eu sei que vocês conhecem esses rebuçados… parece que toda a gente os conhece menos o José Cid… o que eu acho deveras lamentavel!... Então a criatura lembrou-se, agora, de andar por aí a gritar, perdão, a cantar aqueles temas que cantou nos tempos do homem da fava rica… quer dizer… quase há meio século atrás? Eu sei que foram sucessos na época e muitos são, ainda hoje, belíssimos temas para se escutar mas… santa paciência… não interpretados por um José Cid como se fosse aquele rapazinho que tocava piano…que cantava umas coisas engraçadas… que brincava com os graves… com os agudos e, até, com os falsetes?!... Não é que um sexagenário não tenha o direito de cantar… claro que tem… mas bem que podia… devia, pelo menos, como qualquer artista que respeite o seu publico… arranjar temas novos e adequados a uma voz que tem 64 anos ou, então, adaptava às músicas outras tonalidades mais de acordo com as suas capacidades actuais!... Se ainda tivesse descoberto os tais rebuçadinhos S. Braz, que são óptimos para a garganta… os nossos tímpanos agradeciam… os seus fás não desanimavam e os nossos olhos não tinham que ver aquela mascara horrível que ele mostra sempre que procura cantar!... Sim, porque o que o José Cid faz já não é cantar… nos graves gargareja… nos agudos berra e, nos falsetes… ah, aqui tenta uivar mas nem isso já consegue!... Agora, não me perguntem como é que alguém que anda a tratar tão mal o que tinha feito de bom, aparece em todo o lado? Não faço a mínima ideia mas… consta por aí… e eu acredito piamente… que a “Senhora Cunha” continua a fazer grande sucesso em Portugal… quem sou eu para duvidar?!...

__________________________ José Cid, amigo… a cunha, perdão, o S. Braz está contigo… Chupa uns quantos… quem sabe se não voltas a ter a voz que tinhas quando eras um puto? Sabes que os milagres às vezes acontecem… olha esse cabelaço… tens muito mais agora… é pena não teres é quem o penteie... não se pode ter tudo, não é? Nem a voz que tivemos outrora!

___________________________

“José Cid, velho amigo, Já foste cantor afamado, Porquê acabares contigo Cantando tão desafinado?”

______________________________

sorielo

3 Comments:

  • At sábado, agosto 12, 2006 4:02:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá Rorielo!!!

    KKKKK, desculpe, mas não pude me conter ao ler esta matéria. Vc é demais, não deixa nada passar em branco, não é mesmo? Não conheço esse tal cantor, mas imagino como canta " biene" e que figuraço, hem? rssss.
    Cá prá nós... bom, vou ficar calada prá não dizer coisas que não devo.

    Beijosssssssssss da Juju

     
  • At sábado, agosto 12, 2006 8:05:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Pode ser uma brincadeira para quem escreve assim, mas até acho que tem razão em muitas coisas que aqui aponta. Infelizmente o José Cid não é o primeiro e nem será o último que usa e avusa das influencias, dos amigos e das cunhas para viver sem fazer mais nada. Pena que neste artigo se tenha referido só a este cantor, ha mais por aí que tentam cantar o que cantaram na sua juventude, como se a voz fosse a mesma ou como se o tema interpretado por uma pessoa com 20 anos tivesse a mesma graça quando é cantado depois dos 60. Porque é que essas pessoas, se querem continuar a cantar, não arranjam algo de novo e adequado às capacidades actuais?
    Ainda bem que no futebol as cunham não funcionam se não qualquer dia aparecia Maradona, ´Pélé, Eusébio etc., etc. a tentar jogar como jogaram no seu tempo. Havia de ser bonito por exemplo, o Eusébio ao tentar fazer um daqueles remates de longa distancia que lhe era carateristico, cair inanimado pelo esforço. Ou ver um Carlos lopes ou uma Rosa Mota competir agora nas maratonas que ganharam com honra e merito! Estes senhores cantores deviam era ter vergonha de andarem por ai a cantar como se fossem um disco riscado.
    Quis deixar este comentario como forma de solariedade com quem diz o que pensa, mesmo quando isso vai em contrario, como é o caso, aos grandes meios audiovisoais que temos.

    Sou Vera das ferragens
    Desculpe se ocupei muito espaço mas achei o tema interessante porque há dias o meu pai comentou precisamente essa cena do José cid.. meu pai foi de ferias mas quando regressar vou-lhe mostrar o seu texto, ele vai adorar.

    Parabens
    e boas ferias
    Vera

     
  • At domingo, agosto 13, 2006 2:48:00 da tarde, Blogger manuelaneves said…

    ora um texto de grande reflexao...
    quando a fama e sucess sobem as pessoas pensam que siores...
    continua assim avozinho...

     

Enviar um comentário

<< Home