De 4 a 8 de Agosto... está a decorrer, ainda... em Paços de Brandão, mais uma edição da Festa dos Arcos. A tradição destas festas em honra de S. Cipriano e do Senhor dos Amparos, deve as suas origens… segundo relatos antigos… às festas das flores que o Padre José de Queiroz implementara no ano de 1756 e que se realizavam no mês de Maio. Nestas festas das flores predominava, então, os arcos ornamentados com ramos entrelaçados e muitas flores mas, é em 1800, que o abade Jerónimo Lopes cria… ou adapta… em Agosto a festa dos arcos que, nos anos iniciais, ficavam em exposição defronte à Igreja, durante 15 dias, após os quais eram leiloados e os bens adquiridos revertiam a favor da reconstrução da Igreja. Em 1850, o padre José Henrique da Silva veio reforçar ainda mais estas tradições, desenvolvendo a vertente paga das festas e chamando os lugares para a feitura dos arcos, fazendo, assim, despertar o bairrismo, o engenho e a arte que resultaria em arcos magníficos. Entretanto, e com a aproximação do século XX é que se começaram a criar normas standard para que a concepção dos arcos não deferissem muito uns dos outros... normas essas que se vêm mantendo e aperfeiçoando até hoje… ano após ano... salvo um ou outro interregno que não consegui documentar as datas… e cuja fama ultrapassou há muito as fronteiras de Paços de Brandão, do concelho e do país.
_______________________________________
Este ano foram apresentados 7 arcos. Já é conhecida a classificação do Júri!... O terceiro lugar foi atribuído a 5 deles e, obviamente, aos dois restantes couve o primeiro lugar. Para mim, o Arco do Cerrado, que reproduz a torre central avançada, da Sé Velha de Coimbra… revestido a conchas marinhas… com o seu portal de múltiplas arquivoltas e o janelão comum a este, que protege um ostentoso vitral, merecia a honra de primeiro e, bem isolado… mas o Júri é soberano, nada a fazer.
______________________________________
sorielo
2 Comments:
At segunda-feira, agosto 07, 2006 11:40:00 da tarde,
Anónimo said…
Paços de brandão, uma das muitas freguesias do concelho de santa maria da feira... Esta é uma das chaves caracterizadora da freguesia de Paços de brandão. A freguesia ao longo dos anos tem evoluido progressivamente... é uma das terras que me dá muito prazer fazer parte derivado da minha mãe ser oriunda de lá. Fico satisfeita deste tema ser abordado no seu blog... é bastante enriquecedor... sinceros cumprimentos
manuela neves
At quarta-feira, agosto 09, 2006 11:51:00 da tarde,
Anónimo said…
Parabens,Sá Couto
Foi muito agradavel entrar no teu Blog- quem me deu a dica foi o Pereira da Cambi- Gostei da diversidade dos temas mas a forma como historiaste a festa dos arcos foi muito interessante. A propósito: onde sacaste todas aquelas informações?
Bjs Sara e Nel
Enviar um comentário
<< Home