Conversas de Bem & Mal Dizer

Vamos conversar sobre aquilo que acharmos pertinente!... Podemos falar Sério ou Ironicamente. Podemos Dar ou Pedir conselhos. Podemos Divulgar ou Informar. Podemos até Rir perdidamente - gosto mais desta vertente, rss. Enfim... podemos falar - dizer - Bem ou Mal de tudo aquilo que em nossa opinião nos mereça tal tratamento… respeitando, obviamente, outras opiniões. Espero que se divirtam tanto como eu e não se esqueçam de... de serem felizes.

1 de outubro de 2006

Santuário de Fátima

Após 90 anos das aparições, que se celebram neste biénio 2006 e 2007, Fátima é - mesmo para os menos crentes - muito mais que a lembrança das aparições aos pastorinhos de 1917!... Muito mais que um local de culto católico e, quando lhe chamam " Altar do Mundo ", não duvido que a designação esteja certa! Porquê? Porquê não sei explicar! Primeiro, porque não sou eclesiástico nem nada que se pareça - nem sequer sou religioso domingueiro! Depois, o peso dos meus conhecimentos nessa matéria nunca foram - nem o são agora, tão pouco - de monta, que me permita qualquer hipótese de explicar o que quer que fosse relativo ao tema. Há, no entanto - e isso deve acontecer a montes pessoas - algo naquele lugar que nos toca mas que não se vê! Algo que nos envolve mas que não tocamos! Algo que nos invade e nos deixa tranquilos... como que flutuando num mar de paz! Algo que nos faz ficar leves como uma pluma que esvoaça ao sabor dos bentos e das marés! Algo que nos deixa bem com nós mesmos, com vontade de ficar mais tempo ou, até, com vontade de voltar mais vezes... como aconteceu comigo!

_________________

ALTAR DO MUNDO

______________

É... esta semana estive lá e, mais uma vez, experimentei todos esses estados emocionais atrás referidos!... De facto foi fantástico!... Aliás, como o tem sido sempre!... É impressionante como é que um local pode transmitir uma tamanha panóplia de sentimentos em uma pessoa? São daquelas situações que não se explicam... sentem-se... é bom... deixam-nos bem e... quando assim é, a explicação - se a houver - deixa de ter grande significado, não acham?

_____________________

“GUARDAR CASTIDADE”

________________________

TEMA do ANO 2006… Este tema sempre foi uma das grandes bandeiras da religião mas, agora, nos tempos que correm, não me parece que seja um tema que se esgote durante o corrente ano… nem nos mais próximos… creio eu!... Não só porque os tempos são outros… os valores, infelizmente, parecem ter iniciado um processo de extinção mas, também, porque o assunto é milenar e sempre foi uma preocupação constante para a igreja! Será pouco provável que na actual situação de globalização total, os eclesiásticos se vejam livres dessa preocupação… ou seja: A falta de Castidade das pessoas religiosos.

_________________ DISCURSO do PÁPA

___________________

A Igreja tem ene preocupações!... São os divorciados e as uniões de facto… são as mães solteiras e o aborto… são os homossexuais e o casamento… são as pílulas e os preservativos… são a escassez de vocações… são as seitas religiosas e os fanatismos e, também, a pouca vontade de se abrir um pouco mais à evolução dos tempos e das sociedades, etc. etc. Todas estas preocupações – eu diria que são é problemas – já são velhas, já têm barbas e – não é segredo para ninguém - já têm causado a dispersão de muitas almas do seu seio. Agora, quando pensávamos que estivéssemos perante indícios de alguma mudança – reparem por exemplo, na foto mais pequenina, à esquerda superior desta postagem… um tipo flayer todo fashion, para assinalar os 90 anos das aparições – vai o papa à Alemanha e faz aquele discurso… criando um problemão – mais um – para a sua igreja!... Quem se deve estar a revoltar no túmulo é João Paulo II… que morreu apaziguando os povos para, Joseph Ratzinger… o seu sucessor, com um discurso inusitado – e de inteligência duvidosa – instalar a confusão, instigar ódios e revoltas em terrenos já pejados dessas maleitas!... Espero que quando voltar a sair, ou quando pensar fazer um discurso… reverendíssimo Pápa, benza-se… entregue-se a Deus… faça até uma promessa a Fátima… quem sabe se evita fazer asneiras como essa na Alemanha? Se seguir esta dica lucramos todos e, com uma vantagem, é menos um problema para a sua Igreja!

_____________________________________________

sorielo

2 Comments:

  • At terça-feira, outubro 03, 2006 11:34:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Para entendermos as manifestações que sentimos em determinados momentos e lugares se torna necessário analisarmos o que é sagrado e o que é profano.Desde sempre buscamos saber de onde viemos e para onde vamos. E nesta busca descobrimos que alguém ou algo superior que nós foi responsavel pela nossa criação.Assim determinamos o que é sagrado e consequentemente o que está fora disto, é profano, isto é, tudo oque nos reporta ao nosso criador é sagrado. Cada povo com seu contexto tem uma idéia diferente de sagrado, por isso existe tantas religiões e crenças.Normalmente o nosso sagrado foi passado pelos nossos pais e as vezes nunca questionamos se é certo ou não, apenas seguimos adiante.
    O contato com o sagrado nos remete ao transcendente, ao místico, ao inexplicável. Exatamente por isso que você ou qualquer pessoa ao ter contato com este espaço místico, junto com outras pessoas que dividem a mesma fé,sentem este tipo de manifestação.Todo ser humano tem essa necessidade de um contato com o sagrado, seja qual for o seu sagrado.
    O importante é que cada um busque a sua maneira o melhor, mas sempre dentro da perspectiva da razão e não apenas da emoção, pois só a emoção pode enganar nossos sentidos. Há a necessidade de um equilibrio. A Palavra de Deus nos diz que devemos "busca-lo em espírito e em verdade" afirmando assim este equilibrio.
    pastora

     
  • At quarta-feira, outubro 11, 2006 6:39:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Oláa Rick,

    Em toda a história da humanidade o homem não cessa de buscar a Deus. Esta busca se dá através das orações, sacrifícios, cultos, meditações, entre outras formas.
    Quando nos distanciamos "Dele" a vida perde os sentidos, os valores eternos já não ressoam e um grande vazio começa a tomar conta de nossa alma. Esta paz que você sentiu e a paz que todos nós buscamos, para que possamos viver sempre em sintonia coma a vida.

    Abraços da amiga Juju.

     

Enviar um comentário

<< Home