Conversas de Bem & Mal Dizer

Vamos conversar sobre aquilo que acharmos pertinente!... Podemos falar Sério ou Ironicamente. Podemos Dar ou Pedir conselhos. Podemos Divulgar ou Informar. Podemos até Rir perdidamente - gosto mais desta vertente, rss. Enfim... podemos falar - dizer - Bem ou Mal de tudo aquilo que em nossa opinião nos mereça tal tratamento… respeitando, obviamente, outras opiniões. Espero que se divirtam tanto como eu e não se esqueçam de... de serem felizes.

16 de setembro de 2006

JUVENTUDE DOS ANOS 60
__________________________________
Já olharam bem esta foto? Já reparam na vestimenta - na farda - e nos símbolos? Já? Não?!... Então olhem bem... reparem mas não tirem conclusões precipitadas. É que muitas vezes um olhar de relance, menos atento, pode-nos levar a suposições nada condizentes com a verdade dos factos e, quando isso acontece, podemos ser levados a supor errado aquilo que nos pretendem mostrar. Por outro lado, ou ficamos mal informados ou, então - o que pode ser mais grave - ficamos a julgar mal os acontecimentos, as coisas ou as pessoas e não é isso que eu quero que aconteça!... Ficou claro? Esta foto mostra um grupo usando a farda da Mocidade Portuguesa, aliás, da desaparecida Mocidade Portuguesa... já que viria a ser extinta, anos mais tarde, pela revolução do 25 de Abril de 1974. Porém, isso não significa que as pessoas ali fotografadas fizessem parte dessa organização conotada com o regime salazarista de então... nada disso... nem vem aqui ao caso se essa organização era, ou deixava de ser, boa ou má para a época!... Não é intenção desta postagem, nem do Blog, entrar em discussões de regimes. Ficou claro? Ainda bem, porque este grupo apenas usou esta vestimenta - cedida gentilmente por um comando da MP sedeado em Santa Maria de Lamas - para participar num cortejo de oferendas, evento muito em uso na época, em S. Paio de Oleiros e em toda a região. Como vêm, portanto, nada a ver com doutrinas partidárias nem com interesses políticos! ___________________
SCOLAR I... só veio despertar
___________________
Outra das intenções que me levou a publicar esta foto deve-se ao futebol. Porquê? Porque ao longo dos anos fomos perdendo o orgulho e o brio por muitos dos nossos hábitos e símbolos como, por exemplo: Cantar o Hino Nacional ou, usar a bandeira portuguesa na nossa casa, no nosso carro ou nas nossas associações! Foi preciso vir para cá um brasileiro chamado Scolari - o filipão - treinar a selecção acional de futebol para despertar em nós, portugueses, esse orgulho adormecido, fazendo com que todos nós começássemos a cantar a Portuguesa e a desfraldar a nossa bandeira por tudo quanto era sitio! Se mais nada esse homem tivesse, esse mérito ele tinha, justiça lhe seja feita. Porém, não pensem que Scolari tenha vindo inventar algo de novo, não veio mesmo!... Esta foto prova que tempos houve em que já se respeitava a nossa bandeira verde-rubro e se cantava, sem pejo algum, o Hino Nacional!... E mais... ninguém gaguejava... eram das primeiras estrofes que se aprendiam a trautear!... Heróis do Mar... Nobre Povo, Nação Valente... Imortal... Levantai Hoje de Novo o Esplendor de Portugal!... etc.etc.etc.
___________________________________
IRREVERENTE MAS SUPER DIVERTIDA

_____________________

É pena que estas fotos não sejam coloridas!... Porquê? Para que pudessem ver com os vossos próprios olhos e, porque não, com a minúcia da vossa coriosidade, que lindos rostos tinha a juventude desses longínquos anos 60. Rostos bonitos mas... ao natural, sem cremes, sem bases, sem rímel, sem pestanas postiças, sem lentes coloridas, sem cabelos pintados e sem extensões, sem piercings e sem tatuagens, enfim... e sem uma hiper mega gama de produtos que, nos dias de hoje, se faltassem à juventude actual, provavelmente, faziam "cair o Carmo e a Trindade" - o Carmo já caiu, rss - tão enraizados estão nos hábitos da sociedade contemporânea. Podiam, também, se assim o entendessem claro, ver as cores e a tendência da roupa que vestiam à época referida... tenho a certeza que apreciariam, mesmo sabendo que, hoje em dia, a variedade é tamanha que as opções daqueles tempos ficavam a léguas das de hoje. Depois, talvez pudesse ser, ainda, uma mais valia para quem se interessa por estas coisas de panos, de cortes e de cores!... Mas, fazer o quê?!... Naquela época uma foto a preto e branco já era um luxo... além disso, só mais tarde haveria de aparecer a fotografia colorida mas, não foi por isso, que se deixou de registar momentos como estes... que deixaram em todos marcas indeléveis de vivências que já mais serão esquecidas. Pode ser e... é com certeza, uma foto a preto e branco mas, a cor... as lindas cores daquela juventude estavam lá... garanto... estavam lá e, felizmente, não deixaram nunca de embelezar a época mas... todos os dias das nosssas vidas. Bem hajam.

_______________________

sorielo

6 Comments:

  • At segunda-feira, setembro 18, 2006 11:32:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    "Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração...os dias de nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos". SL90.1;10.
    Quando lembramos de nossa juventude, sentimos saudade de tudo que vivemos e passamos, mas ao lermos o salmista, nos damos conta que a vida é rápida...
    Ele diz que quando chegamos a velhice tudo é canseira e não tem mais graça, por isso aproveitemos os bons momentos que nos restam, pois somos a neblina da manhã, que vindo o sol, ela se esvai....
    Que nossa neblina seja intensa e forte enquanto durar....pois nunca sabemos quando o sol virá e a desfará.
    Pastora

     
  • At quarta-feira, setembro 20, 2006 3:51:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Oláaa Rick,

    Uau!!! Adorei essas fotos, são " super mega fixe."
    Interessante como fotos antigas nos fazem relembrar toda uma história de vida e como é saudável voltar ao túnel do tempo...
    A minha juventude começou nos anos 70, creio eu que, de uma década para outra muita coisa não mudou. As brincadeiras da adolescência, os namoros escondidinhos, os beijos roubados, os apertos que a gente passava quando "pulávamos a cerca", rsrsrs, não é mesmo Rick?
    Hummm...que nostalgia gostosa!!!
    Hoje parece que a juventude perdeu seus valores e encantos. Que história terão para contar às suas futuras gerações? Será que vão falar de drogas, sexo, criminalidade...? Alguns meses atrás enviei prá você um e-mail falando sobre essa década "Você se lembra?" é esse o nome do e-mail.
    Eu ainda o tenho guardado e outro dia fui revê-lo, chorei que nem uma adolescente quando perde o seu primeiro amor.Foi como voltar ao passado e reviver tudo aquilo.
    Amei de verdade essas fotos e tenho a certeza que outros leitores de seu Blog, que viveram essa época também vão amar.

    Beijinhossss doces da amiga Juju.

     
  • At sexta-feira, setembro 22, 2006 8:13:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Bato em tua porta, e tu não abres.
    Meu coração humilde, se detém em tua porta,
    com a mão estendida como a mendigar.
    Pois apesar de tudo sigo sendo sua amiga.
    O verão passou e está chegando a primavera,e as rosas vermelhas que tanto gostas,florescem agora.
    E eu e tu, mudamos muito desde aquele dia.
    Talvez, atráz da tua porta fechada, tua alma esteja aberta...
    e ao abri-la, como se abre a um mendigo, me olhará e verás que jamais fui embora.... porque sempre estive contigo.
    fiz pra você
    Val

     
  • At sábado, setembro 23, 2006 8:42:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Ontem, que paz, que calma, tudo parecia estar sob um controle absoluto. Tudo estava num passado distante,doce, sereno, eterno.
    Mas o dia raiou e rasgou toda tranquilidade e novamente minha vida rumoreja como se quisesse voltar as praias distantes...mas vejo que sou apenas cúmplice de tua solidão. Solidão que queima.
    fogo...

     
  • At segunda-feira, setembro 25, 2006 9:22:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Falhei...a incerteza do talvez, do não saber se... é o quase que me incomoda... é a água escorrendo por entre os dedos, do que poderia ter sido e não foi...
    Tempo... eis o que resta, apenas tempo. Tempo para acalmar, para voltar ao controle absoluto e tornar novamente sentir paz e serenidade.... e a solidão parar de queimar.
    fogo...

     
  • At quarta-feira, outubro 11, 2006 10:31:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Olá.

    Senti um certo alivio.
    Ainda bem que te ficaste por essa abordagem. Sabias que cheguei a pensar que fosses contar alguns detalhes vividos por nos naquela epoca? Coisas que a gente não esuqece mas que agora quem nos rodeia certamente não acharia graça nenhuma. Mas só pensei, nunca acreditei que o fizesses porque sempre te tive em boa conta e no fundo sabia que não ias dizer nada que perturvasse a vida actual. Parabens por te teres sempre portado como um homem embora sejas sempre o "canalinha" da minha vida ehehehe!
    Olha tive essas fotos mas já lhes perdi o rasto quero essas duas onde estou e a outra onde esta a "mamona", lembras? Nós ja as tentamos sacar do blog mas não ficam muito bem.
    Sabemos que vai custar uma nota mas a gente paga o que for, queremos e as fotos. se tiveres mais onde esteja aquela malta arranja-nos também.
    Tens aqui um lindo blog, sabias?

    Agora ai vai...
    um beijo meu e outro da Mamona

     

Enviar um comentário

<< Home