Porque no te callas?
Com a recente visita de Hugo Chávez a Portugal, sobre tudo depois de algumas declarações que este fez e que os media nos deu a conhecer, ficou tudo mais claro… ou seja, ficamos finalmente a entender melhor o rei Juan Carlos!... Agora sim… já compreendemos perfeitamente a atitude do monarca espanhol quando, durante a Cúpula Ibero-americana, em Santiago do Chile, tentou desesperadamente «tirar o pio» ao líder venezuelano com aquele repentino e agreste, “Porque no te callas?!” Frase que viria a correr célere o mundo inteiro, que fez correr rios de tinta, que foi mote para inúmeras rábulas humorísticas e, pelos vistos, que até ganhou estatuto de piada universal.
Segundo Chávez, há quem lhe chame o “El diabo”!... Será? Não sei se sim nem digo que não mas, este venezuelano que até gracejou com o facto, agradecendo aos portugueses por terem aberto as portas ao “diabo”, «fala pelos cotovelos» de tudo e de todos, sem peias, sem papas na língua, sem meias tintas e, com uma clarividência notável, a ponto de nos deixar a certeza de uma coisa!... Não é cobarde! Não alinha em servilismo! Sabe cativar a simpatia de quem lhe convém e, por incrível que pareça, não é tão bronco assim como o querem fazer parecer! Tem um discurso fácil e extremamente escorreito! Sabe chegar às massas… ao seu povo… e nem um rei é capaz de o impedir de dizer aquilo que todos estão fartos de saber mas, seja por conveniência ou por falta de «tê-los» no sítio, não são capazes de pronunciar sequer uma palavra.
É… pelo menos numa coisa Chávez tem razão: O sistema económico da América e da Europa já deu o que tinha a dar, aliás, onde quer que seja que o mesmo vigore, está caduco, esta a desmoronar-se perigosamente e, provavelmente, nem as nacionalizações… como estão fazendo os americanos… os poderá salvar da ruína.
Esse venezuelano, Hugo Chávez, poderá ter muitos defeitos, não ponho isso em causa mas, honra lhe seja feita, foi dos poucos que apontou os «podres» não só ao sistema como ao seu maior mentor… George W. Bush.
____________________________
sorielo
3 Comments:
At domingo, outubro 26, 2008 8:58:00 da tarde,
Anónimo said…
Realmente Chávez é bem mais inteligente do que nos faziam crer.
Pelo menos os governos Europeus têm muito que aprender com este político.Estou a lembrar-me desta crise que assola a Europa e até os estados unidos, se tivessem feito como HC fez na Venezuela talvez esta crise nunca nos atingisse.
Boa semana.
AB
At domingo, outubro 26, 2008 9:24:00 da tarde,
Anónimo said…
Ola.
Não simpatizo grande coisa com esse sr Hugo Chávez. Acho que é muito desbocado e arrogante mas tenho que reconhecer que afinal ele é que estava certo. Além disso é corajoso, nunca alinhou em servilhismo aos americanos e a banca rota afinal não só atinge os europeus como o todo poderoso sistema da america.
Mas não era preciso ser muito inteligente para prever o que mais dia menos dia tinha de acabar por acontecer, como está acontecendo.
Nenhum povo nem nenhum pais sobrive a um exploração desenfreada e sem escrupulos, onde uma dezena de curruptos e gananciosos amontoam furtunas loucas sem que ninguém ouse pôr cobro a um sistema que visa unicamente o lucro desmedido custe o que custar. Hugo Chavez iniciou essa batalha no seu país, honra lhe seja feita
"Não produzem uma gota de suor mas sugam-nos o sangue até ao tutana"
Delta Lusa
At domingo, outubro 26, 2008 9:45:00 da tarde,
Anónimo said…
Pois...
É um escandalo o que esta acontecendo. O pior é que já não e so em Portugal, Andava a pensar dai daqui mas agora fiquei meio bloqueada. Então um governo que não tem dinheiro para novos Hospitais, que fecha escolas, maternedades, leva à falencia milhares de empresários por tamanha sobrecarga de impostos e até de muitas familias que mal aguentam o seu sustento e o que vemos? Vemos esse mesmo governo que nos pede tantos sacrificios a desencantar como por magia vinte mil milhoes de euros para safar a banca, a mesma banca que ainda no ultimo ano se gavava de usufruir de milho~es de lucro. Gostava de perguntar a este governo porque não fizeram isso aos milhares de empresários que foram forçadas a fechar e a mandar para o desemprego mulhares de pessoas? E se perguntaram a essa banca a quem entregam de bandeja este (nosso) dinheiro, onde estão os milhoes que eles ganharam?
Deus queira que apareça um Hugo Chavez em portugal quanto antes.
Digo mais, que apareça de novo até um Salazar, a quem chamaram muitos nomes mas no entanto governou 50anos, bem ou mal mas de uma coisa ninguem o acusa, de ter enriquecido ou de ter gasto o nosso dinheiro em bom.
( volta salazar, estás perdoado)
Desculpe amigo, se não quiser publicar eu entendo, pelo menos já valeu pena pelo desabafo.
bjs
PTrevoltada
Enviar um comentário
<< Home